Lucy

Conectando influenciadores e marcas em tempo real.

Uma plataforma B2B que conecta marcas e influenciadores para facilitar e agilizar as ações em real time nas redes sociais. Promove transações a partir de um match, que só acontece quando as duas partes demonstram interesses mútuos.

Com um aplicativo mobile desenvolvido com exclusividade para "influenciadores" e agentes, e um painel de controle (dashboard) a disposição de marcas e agências. A Lucy garante não só a agilidade na realização de ações, mas também mais autenticidade nas relações de marcas e influenciadores, além de melhorar a gestão dos conteúdos postados.

Quais foram os desafios?

Além do painel (ou dashboard) para marcas e agências, na forma de uma aplicação web, também era necessário desenvolver aplicativos mobile para iOS e Android.

Todas as "pontas" precisavam ter uma experiência padronizada, ainda que em plataformas e até dispositivos diferentes. Isso reduziria (e reduz mesmo) as demandas de treinamento, manuais e assim por diante. As aplicações de qualquer tipo precisam, conciliar a experiência mais bem resolvida possível entre plataformas diferentes e, ao mesmo tempo, aproveitar as funcionalidades específicas de cada uma. E na Lucy isso era ainda mais crítico! Imaginem o pesadelo e "quebra" engajamento se um influencidador trocasse seu dispositivo Android por um com iOS. Não faria qualquer sentido ele ter que reaprender qualquer detalhe específico da aplicação da Lucy.

E, claro, não dá para esquecer que todos os novos usuários precisam ser validados. Se são influenciadores, é necessário validar o smartphone. Se são marcas, é necessário garantir que todas as informações necessárias foram carregadas para a plataforma. Como fazer isso gastanto o mínimo possível, sem reinventar soluções já disponíveis no mercado?

Quais foram as soluções?

O primeiro cuidado que tomamos ao assumir a manutenção e evolução da plataforma da Lucy foi entender o que funcionava e podia ser mantido e aquilo que teria que ser substuído o quanto antes. A partir desse ponto passamos a focar em um conceito que chamamos de "layer and leave" (não acreditamos que tenhamos cunhado a expressão, mas também não sabemos de a ouvimos a primeira vez), que é manter o que está funcionando, modernizar sua interface (não com o usuário) com outros pontos da plataforma e fazer novas implementações sobre essa base. O passo seguinte foi definir um plano de produto, pririzá-lo e passar a executá-lo com ciclos de desenvolvimento, validação e deploy (entrada em produção) muito pequenos.

Com esses e outros segredinhos simples (mas não tão simples de fazer funcionarem) conseguimos entregar em dias ou semanas o que antes levava meses e meses e, no final, não estava implementado exatamente como o time de produto havia desenhado. Outra vantagem significativa dessa abordagem é que é possível entregar versões cada vez mais sofisticadas (sempre começamos com a implementação mais simples possível) das funcionalidades do roadmap e, ao mesmo tempo, é possível dar aos usuários da plataforma que o ecossistema inteiro está evoluindo rápido. Cria-se essa sensação a partir do senso de urgência em cima do roadmap e no foco em entregas pequenas, que só podem ser consideradas prontas quando estão em produção.

Conheça a Lucy

“A plataforma Lucy foi apresentada para ateliware em um momento que passava por dificuldades no desenvolvimento da tecnologia. Assumiram nossa área de tecnologia, nos trouxeram experiências em processos de negócio, relacionamento com o mercado e mostraram a capacidade de criar a melhor solução para a tecnologia da Lucy.”

Thaís Saraiva Fundadora e CEO da Lucy

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